graduação
Questionário
1-Quais os desafios impostos á profissão na contemporaneidade? Explique.
A profissão passa por diversos desafios na atualidade. Com o advento da globalização, o mercado de trabalho passou por transformações, acarretando aumento do desemprego e subemprego, da exclusão social, econômica, política e cultural de jovens, crianças, mulheres, das classes subalternas, hoje alvo da violência institucionalizada. A pauperização e a exclusão social são a conseqüência do desenvolvimento irresponsável das forças produtivas, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da produção e do mercado globalizado, não há compromisso nem uma real preocupação com o social. Dessa forma, o Serviço Social necessita avançar cada vez mais na adequação da profissão a essa nova realidade, e os profissionais da área, devem desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de manter e consolidar direitos.
2-Como a profissão passa a constitui-se no universo da mercantilização?
O processo de compra e venda da força de trabalho especializada em troca de um salário faz com que o Serviço Social ingresse no mercado no universo da mercantilização, no universo de valor. O trabalhador especializado vende sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráter patronal, empresarial ou estatal. Sendo assim, a profissão passa a se constituir -se como parte do trabalho social produzido pelo conjunto da sociedade, participando da criação e prestação de serviços que atendem as necessidades sociais.
3-Segundo Iamamoto" É necessário hoje repensar, a questão social, porque as bases de sua produção sofrem, na sua atualidade uma profunda transformação e com as inflexições verificadas no padrão de acumulação." Justifique.
A economia capitalista amplamente expandiu-se a partir dos " 30 anos gloriosos"- do pós- guerra até meados dos anos de 1970,