mc gui
BIOLOGIA
TEMPO GEOLÓGICO E
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES MARINHAS
RONNY G. FERREIRA 24
Professora: 3° B
SÃO PAULO – SP
06/11/2013
Tempo Geológico
Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.
O que pensaria uma borboleta que possui uma vida de apenas um dia sobre uma sequóia que perdura por milhares de anos? Provavelmente acreditaria que a sequóia esteve sempre ali, imutável, estática e sem vida. Já outro observador, de vida mais longa, poderia acompanhar diversas etapas da vida da sequóia, ver seu nascimento e seu crescimento, apenas porque vive em uma escala de tempo mais compatível com as taxas dos processos vitais dessa árvore. Nós humanos estamos para a Terra assim como a borboleta está para a sequóia. Ou seja, de modo geral não somos capazes de abstrair o significado da escala de tempo dos processos geológicos. O intervalo de tempo que compreende toda a história da Terra, desde sua formação até o período atual, é o que denominamos de Tempo Geológico. Ou seja, o Tempo Geológico corresponde aos 4,6 bilhões de anos da Terra.
Será que você é capaz de imaginar o que significa todo esse intervalo de tempo? Provavelmente não. Para melhor compreender essa escala de tempo nos podemos fazer uma pequena simulação: “Imagine que os 4,5 bilhões de anos da Terra foram comprimidos em um só ano (entre parênteses colocamos a idade real de cada evento).