graduação
A Taxonomia é o ramo da Biologia que estuda a diversidade biológica, ou biodiversidade, isto é, os tipos e as variações existentes entre os seres vivos. A Taxonomia tem pelo menos três importâncias: a primeira é desenvolver catálogos tão completos quanto possível das características típicas de cada espécie, além de nomea-los com o nome científico; a segunda importância é ajudar no desenvolvimento de critérios para organizar a diversidade, agrupando os seres vivos de acordo com características importantes; a terceira e última importância é ajudar na compreensão dos processos responsáveis pela existência da diversidade biológica.
06-Quais os benefícios proporcionados pelo sistema binomial?
-Todas as espécies podem ser identificadas, sem risco de ambiguidade, por apenas duas palavras.
-O mesmo nome é de uso universal, independente da língua de trabalho.
- Os procedimentos estabelecidos em relação à renomeação de espécies favorecem fortemente a estabilidade.
07-Defina analogia e homologia. Qual a importância desses conceitos para a sistemática?
Homologia refere-se aos que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, por exemplo como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego.
• Analogia refere-se aos que desempenham a mesma função em certas espécies, apesar de terem origens embrionárias diferentes, por exemplo, as asas das aves e dos insetos, diferentes quanto à origem, mas adaptadas ao voo.
Estudo nos parâmetros análogos e homólogos contribuem para o estudo evolutivo das espécies extintas e viventes.
08- Nees e Martius publicaram a combinação Aruba coerulea em 1823. No ano seguinte A St Hil, descreveu o gênero Almeidea e incluiu nele a espécie acima. Qual o nome da espécie de Ness e Martius após a modificação de