Graduação
Teresina
Junho de 2013
– Error: Reference source not found
Objetivos
Familiarizar com as propriedades básicas do diodo;
Levantar as curvas características do diodo mediante experimentação e simulação.
Materiais utilizados
Dois voltímetros;
Resistores de 10 Ω e de 1 MΩ;
Fonte de tensão CC;
Diodo 1N4007.
Introdução teórica
O diodo é um componente capaz de conduzir corrente em um único sentido. Existem diversos tipos de diodos, muitos deles projetados e construídos com finalidades específicas.
A curva característica de um diodo é um gráfico que relaciona cada valor da tensão aplicada com a respectiva corrente elétrica que atravessa o diodo. O comportamento da curva é mostrado na Figura 1.0.
A Figura 1.0 mostra as curvas referentes a polarização direta e reversa do diodo. Na polarização direta o diodo começa a conduzir corrente em quantidade significativa no momento em que ultrapassa barreira potencial, aparecendo a tensão de joelho, no diodo de silício isso ocorre entre 0,6 e 0,8 volts.
Quando polarizado de forma reversa, no diodo passa um corrente elétrica extremamente pequena (corrente de fuga). Caso haja o aumento da tensão reversa, chega um momento em que atinge a tensão de ruptura, nesse momento a corrente aumenta sensivelmente.
Procedimentos
A prática em questão foi dividida em duas montagens, onde a intensão é analizada a polarização direta e reversa do diodo, em seguida analisar os resultados graficamente e assim verificar a curva característica do diodo.
Montagem A – Diodo polarizado diretamente:
Montar um circuito para verificar a condução direta do diodo, onde a corrente sobre o diodo será conhecida pela medida de tensão sobre a resistência R de 8,8 Ohms. Montagem B – Diodo polarizado reversamente:
Montar um circuito para verificar a condução reversa do diodo, onde a tensão da fonte é variada de 0 a 15 V.
Resultados experimentais
Montagem A –