Graduando
Programa de segurança do trabalho
O programa de segurança do trabalho deve ter existência formal, baseando-se em documentos escritos, que façam parte da política geral da empresa. Também é im¬portante que haja recursos especialmente destinados à sua implementação, para que os seus responsáveis tenham unia certa autonomia de ação e rapidez nas decisor sem depender de mecanismos complicados e burocratizados de decisão. Esse pro¬grama deve incluir as seguintes etapas:
Comprometer a administração superior da empresa — Isso inclui a tomada de decisões estratégicas e a alocação dos recursos necessários, com uma fixação clara dos objetivos e metas a serem alcançadas. Deve haver também um sistema de acompanhamento e "cobrança" dos resultados, através de relatórios periódicos (mensais).
Criar uma unidade responsável pela implementação — Deve haver um grupo responsável pela implementação do programa, podendo ser subdividido em várias atividades, como segurança interna, projeto de produtos seguros, realização de ava¬liação e testes e assim por diante. Esse grupo deve responsabilizar-se também pelas investigações dos acidentes e elaboração de análises, estatísticas e relatórios.
Envolver todos os escalões administrativos e de trabalhadores — Para isso, o grupo responsável deve realizar freqüentes reuniões, palestras e outros eventos, a fim de promover esse envolvimento.
Implementação do programa
O "espírito" de segurança deve perpassar por toda a organização, desde a alta admi¬nistração, até o funcionário mais simples. Isso significa dizer que os administradores deverão demonstrar apoio ao programa, dirigindo-se aos empregados para faiar