Graduando
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
ANTONIO LUIZ ALVES DOS REIS JUNIOR
FERNANDA RODRIGUES DA SILVA
Marabá
2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS – TURMA 2009
QUÍMICA ORGÂNICA: CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS
ANTONIO LUIZ ALVES DOS REIS JUNIOR
FERNANDA RODRIGUES DA SILVA
Marabá
2012
QUÍMICA ORGÂNICA: CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS
1. Introdução
A estrutura dos compostos orgânicos começou a ser conhecida a partir das ideias de Couper e Kekulé sobre o comportamento químico do carbono.
Archibald Scott Couper (1831-1892), químico britânico nascido na Escócia, pioneiro da descoberta das múltiplas valências do carbono, estabelecendo que o carbono era tetravalente, simultaneamente e independentemente com o químico alemão Friedrich August Kekulé (1829-1896). Estudou clássico em Glasgow e filosofia em Edimburgo, quando resolveu estudar química e foi para Paris, estudar e trabalhar no laboratório do químico francês Charles Adolphe Wurtz (1817-1884).
Começou a distinguir que existia certos graus de afinidade (1850), uma característica de um elemento ser capaz de se combinar com outro em várias proporções e uma afinidade seletiva, a afinidade de um dado elemento por vários outros. Essa distinção foi um passo importante no desenvolvimento da idéia de valência. Depois (1869), ele distinguiu claramente atomicidade, a valência de afinidade. Propôs a Wurtz (1858) apresentar um papel a Academia Francesa, onde demonstrava a bi e a