graduando
CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA
FELIPE ALBUQUERQUE
ENCODERS
Ponta Grossa
2014
1- Introdução
Para a evolução nos processos de produção, áreas da Mecatrônica,robótica por exemplo, a necessidade de reproduzir movimentos lineares ou angulares através de sinais elétricos teve grande importância. Pois com tais informações era possível utilizar um circuito eletrônico capaz de nos mostrar informações sobre posição ou velocidade de uma peça.
O controle de muitos equipamentos automatizados depende do conhecimento da posição de peças móves com precisão.
O encoder é um tipo de transdutor de grande importância na automação devido a tal característica, ele é capaz de transformar um trêm de pulsos elétricos em informações exata sobre deslocamento linear e angular.
É um sensor que se enquadra na categoria dos CDTs (transdutores codificados).
Os encoders são dividos em duas grandes famílias: incremental ou absoluto. O primeiro possui um circuito eletrônico mais simples que o segundo, pois visa informar velocidade e sentido de rotação, já o segundo também memoriza a posição, com utilizações muito importantes na robótica.
2- Desenvolvimento
Na área industrial, possuímos máquinas que realizam movimentos específicos, como rotação e movimentos lineares. Com o tempo veio a neessidade de quantificar os valores das componentes físicas, como a posição do braço de um robô ou a posição de uma esteira num processo industrial.
Sendo assim foi desenvolvidos os encoders ópticos, que são os dispositivos capazes de quantificar com precisão os movimentos. A palavra “encoder” em inglês significa codificador, como o nome mesmo sugere ele é um dispositivo que transforma movimento em sinal elétrico codificado em números binários.
Esses códigos binários são processados por computadores e através de programas as informações são passadas na camada de aplicação. Podem ser