graduando
Aula prática XII – A conservação do momento linear
02/09/2013
Sumário
1. Introdução
Dentro da física são conhecidas seis leis da conservação, das quais três estão relacionadas com o tempo e espaço (lei da conservação de energia, da conservação do momento linear, e a da conservação do momento angular) e as outras três a ideia de contar. (lei da conservação da carga elétrica, a conservação do número de bárions e a conservação do número de léptons).
O princípio da conservação do momento linear consiste em que se a resultante das forças exteriores que atuam sobre um sistema é nula, o momento linear do sistema permanece constante. É uma grandeza vetorial, cujo módulo é o produto da massa pelo módulo da velocidade e cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade. A quantidade de movimento total de um conjunto de objetos permanece inalterada, a não ser que uma força externa seja exercida sobre o sistema. Matematicamente,
Onde
De acordo com Newton, o momento linear de uma partícula representa uma espécie de “quantidade de movimento”. Assim formalizando a segunda lei de Newton:
Nestes termos, a força é igual à taxa de variação da quantidade de movimento em função do tempo. Quando dois corpos colidem o momento linear do sistema formado por estes corpos se conserva. Em outras palavras, o momento linear total do sistema inicial (antes da colisão) é igual ao final (após a colisão). Assim, no sistema formado pelos dois corpos a força resultante é zero. Como esta é igual à variação do momento linear total, esta variação será também zero. Portanto, o momento não varia, ou seja, se conserva.
2. Objetivos
O objetivo do experimento é analisar o momento antes, com o momento depois que a esfera possui ao atingir o bloco, através de medições das velocidades da esfera e a velocidade do conjunto esfera bloco.
3. Materiais utilizados
Pêndulo Balístico
Esfera