Graduando
Matheus Soares Diniz, Eduardo Dias da Rocha, Daniel Henrique Antunes
Introdução
O Rational Unified Process (RUP), conhecido em português como Processo Unificado da Rational, surgiu em 1996 visando fortalecer a comunicação entre os envolvidos no projeto e organizar o projeto de software. Antes do surgimento do RUP, o desenvolvimento de software era baseado em processo como cascata e espiral o que não era favorável, pois dificultava a comunicação entre as equipes e não previam alterações, o que tornava o produto mais caro.
O RUP é uma metodologia de desenvolvimento de software criada pela Rational Software Corporation e adquirido pela IBM em fevereiro de 2003. Atualmente é encontrado na forma de software e como um conjunto de processos que utiliza desenvolvimento interativo e incremental. Serve como um guia de como utilizar de maneira eficiente a Unified Modeling Language (UML).
Esta metodologia tem como objetivo oferecer um processo desenvolvimento “bem definido” e “bem gerido”, pois define quem é responsável pelo que, como as coisas deverão ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcançadas.
É um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser amplamente customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a gerência do projeto, o RUP provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.
Apresentação da metodologia de funcionamento do RUP
O RUP possui quatro fases para a elaboração de um software que seja criado em termos de sua metodologia: a Iniciação, a Elaboração, a Construção e a Transição.
A Iniciação é onde é feita principalmente: o início da captação de requisitos; a modelagem de negócios, onde serão analisados os impactos financeiros do projeto bem