Graduando
ANTROPOLOGIA
URBANA
BELO HORIZONTE
FAFICH/UFMG
201
1.1 Uma rápida pincelada Expressionismo Alemão.
O termo expressionismo é usado para um grupo de filmes realizados na Alemanha nos anos 1920 derivados de uma vertente da arte moderna. Tornasse extremamente popular nesse País após a primeira guerra mundial.
“Como define o historiador da arte Roger Cardinal, o signo expressionista, ressaltando as experiências emocionais do artista sob formas excepcionalmente vigorosas, "convida o espectador a experimentar um contato direto com o sentimento gerador da obra" (1988, p. 34). Essa revelação de impulsos criativos que brotam de um nível primitivo da vida emocional faz com que o Expressionismo possa ser identificado com uma tendência atemporal que, em princípio, pode se manifestar em qualquer momento, cultura ou parte do mundo.” (CÁNEPA, Laura Languercio. História do cinema mundial; pagina 56 - Campinas,SP: Papirus, 2006.)
Porem se definirmos apenas dessa forma essa definição se torna tão ampla que poderia facilmente se enquadrar em uma variedade muito grande de trabalhos artísticos. Assim devemos pensar o Expressionismo como não só o mais recente, mas também o mais veemente esforço para em conjunto alinhar os impulsos emocionais e instintos humanos com a criatividade.
O cinema alemão dos anos 20 é descrito como sendo um cinema violento, extremo, decadente pra alem de ser acusado por muitas vezes de ter sido uma forma de propaganda ideológica para a Republica de Weimar (1919-1933) e por, isso, como uma das fontes preparadoras do nazismo.
1.2 Um pouco do autor.
Fritz Lang nasceu em 5 de dezembro de 1890, em Viena, batizado como Friedrich Christian Anton Lang. Filho de uma família de engenheiros, seus primeiros estudos visavam à formação como pintor e arquiteto. Passou os anos entre 1910 e 1914 viajando pela Europa - e, segundo mais tarde afirmaria, também pela África e pela Ásia. Com o