Graduando
O gás acetileno é um alcino composto formado a partir da combinação de átomos de hidrogênio e carbono, ou seja, é um hidrocarboneto que após ser polimerizado convém em vários produtos que podem ser manipulados. Sua fórmula estrutural plana se apresenta da seguinte maneira:
O acetileno é obtido pela reação de carbureto de cálcio e água, descrita abaixo:
1. CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
2. CaO(s) + 3C(s) -> CaC2(s) + CO(g)
3. CaC2(s) + 2H2O(l) -> Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)
Inicialmente, o calcário (carbonato de cálcio) é decomposto a mais de 1200°C em óxido de cálcio (cal) e dióxido de carbono. Em seguida, o óxido de cálcio reage a 2200°C com carvão, gerando carbureto de cálcio e monóxido de carbono. Logo em seguida, o carbeto de cálcio reage com água líquida em temperaturas amenas, formando hidróxido de cálcio e acetileno gasoso.
7.1 Síntese e caracterização do gás acetileno e subprodutos Foi produzido o gás acetileno a partir da reação do carbureto (CaC2(S)) com água destilada (H2O), que pode ser visto novamente na seguinte reação, desta vez balanceada:
CaC2 + 2H2O H C C H + Ca(OH)2 Após a adição do carbureto no kitassado associado à água destilada, foi percebida uma imediata formação de bolhas e uma evolução do gás. Para caracterização do gás foi utilizado o processo de combustão, já que o gás acetileno é altamente inflamável. Após o acendimento da chama no bico de bunsem, foi notada uma inflamação de coloração amarela intensa com fumaça, ou seja, o gás acetileno estava sendo combustado, e pode ser demonstrado a partir da seguinte reação:
H C C H + O2 2CO2 + H2O + Calor Foi percebido que o gás acetileno possui um aroma altamente característico e desagradável. O processo de combustão consiste numa união de fatores, destes se pode perceber a consistência da figura 1:
Figura 1
Autoria: Própria Após um tempo de combustão foi notada uma formação de fuligem, pois houve a queima de grande parte do O2 e há a