Graduando
Sumário 1
1.INTRODUÇÃO 2
2. FLUXO DOS PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO 4
2.1RECEPÇÃO 4
2.2LABORATÓRIO 7
2.3SECAGEM 8
2.4LIMPEZA 9
2.5ENSAQUE E ARMAZENAMENTO 10
2.6DEBULHA 11
2.7BLANCHEAMENTO 11
2.8EXPORTAÇÃO 12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
O amendoim é uma planta dicotiledônea, da família Leguminosae, subfamília Papilonoidae e gênero Arachis. As espécies mais importantes do gênero são A. hypogaea L., A. prostrata Benth e A. nhameiquarae Hoehne. As variedades cultivadas pertencem a primeira espécie. Originário da América do Sul, entre latitudes de 10° e 30° Sul com provável centro de origem na região que vai do Noroeste da Argentina ao Sul da Bolívia, região conhecida como Gran Chaco (GODOY et al, 2005; TASSO JUNIOR et al, 2004). O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma das principais oleaginosas cultivadas no Brasil e no mundo e cultivado nas mais variadas regiões tropicais, pela sua ampla adaptabilidade a uma grande diversidade de ambientes.
Os cultivares de amendoim se dividem em grupos de acordo com a morfologia da planta, vagens e sementes. Internacionalmente, esses grupos são denominados de Valência, Spanish e Virgínia, sendo que os dois primeiros são da subespécie fastigiata e o terceiro é da subespécie hypogaea. Os Virgínia subdividem-se em rasteiros (runners) e arbustivos (bunchs) (GODOY et al, 2005). A figura 1 ilustra os cultivares de amendoim e a figura 2 ilustra possíveis utilizações do amendoim.
FIGURA 1. Cultivares de amendoim.
FONTE: www.wilcopeanut.com
FIGURA 2. Possíveis utilizações do amendoim.
FONTE: www.goldenpeanut.com
O amendoim é um alimento rico em óleo (50%), proteínas (22-30%) e vitaminas (25%), constituindo-se num alimento altamente energético (585 calorias/100 gramas de sementes) e pelo o seu sabor agradável e inigualável é comercialmente considerado pertencente ao grupo das castanhas. Ele é apreciado em todo o mundo, e tem