Graduando
LORENA LIMA NEVES; TAYNÁ MANHÃES QUEIROZ DE IZAIAS.
1. INTRODUÇÃO
A busca de recursos limpos que permitam assegurar as futuras necessidades energéticas tem sido um dos maiores desafios da atualidade. A demanda de energia na terra vem aumentando de forma rápida, em função do aumento da população mundial e do consumo per capita, de modo especial em países em desenvolvimento.No entanto o uso das Principais fontes disponíveis nos dias de hoje é de origem fóssil que tem sido limitada por várias disputas comerciais de caráter geopolítico e até a guerras regionais.
O consumo de energia do homem tem sido maior hoje que do homem primitivo. Vários estudos em cima de energias renováveis têm sido testados, e um deles é a produção de biodiesel a partir de algas.
Esses organismos têm grande potencial como matéria prima e são melhores que vegetais pela sua facilidade de cultivo, simplicidade de nutrientes necessários e duplicação da biomassa em curto período de tempo e possibilidade de manipular suas condições. São organismos clorofilados que transformam substâncias simples da atmosfera, com a absorção de luz solar em energia química acumulada. Sua produção de óleo varia conforme a composição química e espécie de cultivo utilizada, alterando assim as taxas percentuais de óleo produzido.
Tanques de cultivo: Sob uma cobertura transparente com as dimensões de 125 metros de comprimento por 4 de largura, de 40 a 50 cm de profundidade e com circulação e agitação promovidas pela ação de pás.
Figura 1 – Tanques de cultivo
Fotobiorreator: Consiste numa série de tubos transparentes, geralmente feitos de plástico ou de vidro, os quais atuam como coletores solares.
2. OBJETIVO
Figura 1 – Tetraselmis suecita
• Apresentar a importância econômica das algas como produtoras de biocombustivel; •Explicar a maneira de extração e obtenção do óleo da alga para a