Graduanda
Este projeto aborda a temática da influência das drogas lícitas, especialmente o álcool, no percurso educativo do educando. O mesmo busca identificar os fatores que levam os jovens ao uso dessas drogas, desenvolvido através de um diagnóstico, baseado em pesquisa de entrevista entre pais e alunos, apontando que é comum o uso de drogas licitas por alunos, notadamente os menores, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho localizado no município de Nova Itarana/Bahia.
Realiza ao mesmo tempo uma reflexão a respeito da fundamentação sobre o tema apresentado, uma vez que se faz necessário uma apropriação do conhecimento teórico para a partir daí relacionar com a pratica cotidiana e só então partir para uma proposta interventiva com o objetivo de sensibilizar professores para a abordagem da questão, mobilização da opinião publica mediante campanhas de alerta, palestras e caminhadas de conscientização e facilitar às famílias a conversação com as crianças e jovens. Proposta esta desenvolvida na escola acima citada, com a participação de professores, equipe técnica e gestora, e com a parceria entre família, escola e comunidade, no sentido analisar as dificuldades encontradas por professores e familiares em busca de soluções para o problema detectado.
Espera-se que ao final desta proposta interventiva que nossos jovens se conscientizem dos perigos do uso das drogas licitas tornando-se protagonistas de uma mensagem para uma sociedade pensante, saudável e acima de tudo transformadora.
2. Dados norteadores da pesquisa
2.1. SITUAÇÃO PROBLEMA
Em nosso contexto escolar, percebemos que o uso de drogas lícitas encontra-se cada vez mais próximo de nossa juventude, muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade. Tem sido comum encontrarmos adolescentes bebendo em rodinhas de amizade principalmente nos eventos festivos da cidade, muitas vezes faltando às aulas