Graduanda
(a) A lógica.
(b) A epistemologia.
(c) As condições de acesso da epistemologia.
(d) As condições que Piaget chama de “propriamente constitutivas”, mas que denominei condições de validade.
a) A lógica é o estudo das condições formais de verdade. Para que haja conhecimento verdadeiro é preciso que haja uma relação entre sujeito e objeto.
O estudo das condições formais de verdade torna-se uma investigação normativa. Assim, a verdade formal é questão de pura validade dedutiva e não de fato ou experiência.
Há também os problemas da natureza geral das relações de conhecimento entre o sujeito e o objeto e os problemas que são introduzidos pelo sujeito ou pertencem ao objeto, sendo esses problemas a questão central da natureza das estruturas ou formas, encarados do ponto de vista da sua posição às atividades do sujeito ou às propriedades do objeto.
b) A epistemologia ou teoria do conhecimento se interessa pelas condições de conhecimento válido, o que supõe uma referência à validade normativa no sentido da lógica, avaliando as partes respectivas do sujeito e do objeto na constituição desses conhecimentos válidos, o que supõe uma referência a questões de fato.
A epistemologia estuda a constituição dos conhecimentos válidos, as condições de acesso e as condições propriamente constitutivas, sendo considerada como o estudo da passagem dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento mais avançado.
c) As condições de acesso são: a validade dos conhecimentos, o que comporta um aspecto normativo, o plural atribuído à palavra “conhecimentos”, indicando que as condições em jogo não são necessariamente as mesmas para os diversos tipos de conhecimento e o termo “acesso” que indica que o conhecimento é um processo.
d) As condições constitutivas se referem às condições de validade formais ou experimentais e às questões de fato relativas aos