Graduanda
Antes de começarmos a discutir esses temas termos que ter as noções básicas de que tratam esses temas. De inicio darei os conceitos de Tecnologia Assistiva, Tecnologia Assistiva Digital e Recursos que são conceitos chaves para uma total interação no assunto. A TA no Brasil ainda é pouco conhecida, uma expressão nova, que está em processo de construção e sistematização. Possui diferentes definições a depender do autor trabalharemos aqui com a definição de Galvão Filho que de que “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.
No caso da TAD trata-se de qualquer componente de tecnologia digital utilizado como recurso mediador do conhecimento das pessoas com deficiência ou dificuldades na aprendizagem, que promove a acessibilidade arquitetônica, pedagógica e à WEB. Podemos ainda citar algumas tecnologias utilizadas no planejamento e na execução dos programas como: Adaptações físicas ou órteses, Adaptações de hardware e Softwares especiais de acessibilidade. Contudo para um bom funcionamento dessas tecnologias são necessários Recursos que são equipamentos utilizados pela pessoa permitindo-lhe ou favorecendo o desempenho de uma atividade.
A Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado oficialmente em 1988 como elemento jurídico dentro da legislação norte-americana. Visando através desta inserir no convívio escolar e social pessoas com deficiência já que o homem é um ser sócio-histórico-cultural. Dente as tecnologias utilizadas na TAD podemos citar o Teclado Amigo e o Rata Plaphoons, que são softwares que ajudam na acessibilidade