Graduanda
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Setor de Educação
Coordenadoria de Integração de Políticas de
Educação a Distância – CIPEAD
CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-33655349885
Nome da aluna: Silvânea Wuicik - GRD 20130160 Tamires Silva Pereira – GRD 20130143
Pólo: Paranaguá Turma: 2013
Disciplina: Sociologia da Educação
Data: 25/10/2014
Atividade Polo 04 – Relação Família-Escola de Maria Alice Nogueira
______________________________________________________________
Relevância do texto
Conforme análise dos trabalhos realizados pelos grupos e a leitura do texto de Maria Alice Nogueira, podemos observar que objetivo do artigo Relação Família-Escola, vem trazer a relação das instituições escolares e as famílias e como isso vem sendo tratada pela Sociologia da Educação. A partir de 1980, foram realizadas pesquisas sociológicas educacionais enfatizando as inter-relações da família e da escola e as novas abordagens existentes.
Construção do referencial teórico metodológico
Podemos observação que a autora utilizou uma metodologia de revisão em um contexto histórico e cronológico do material bibliográfico existente, facilitando a compreensão do estado anterior do pensamento e da pesquisa sociológica. Utilizou a observação da participação da família na vida escolar da criança. Além de identificar as novas práticas intervencionais que denotam a influência da família sobre a relação criança e escola.
Os limites e as possibilidades do texto apresentado
O texto procurou estudar como a família vem sendo tratada pela Sociologia da Educação ao longo de sua história, que este assunto ainda não foi totalmente definido e explorado. Ela procura entender a emergência, a partir dos anos 1980, de novas abordagens nos estudos desta relação que vai perdurar até o início da década de 1990, onde a sociologia da educação em relação aos seus estudos