Graduanda
O Racionalismo foi um movimento cultural que se iniciou entre os séculos XVI e XIX e foi também uma corrente filosófica-científica usada pelo homem da Idade Moderna a qual deu início à definição do raciocínio como operação mental e lógica, além de discursiva.
O Movimento Racionalista teve seu início graças à queda do Feudalismo e , consequentemente , a perda da hegemonia por parte da Igreja . Assim que o feudalismo entrou em crise , a Igreja , que estava quase intimamente ligada a ele , também entrou .
Desse modo , o homem resolveu procurar outras formas de sanar suas dúvidas sobre a humanidade , e as Grandes Navegações foram então , um grande “achado”. Tal fato é explicado por, nesse período , haver um início de uma pseudo-globalização , já que o comércio começou a crescer e a humanidade começou a se aproximar , conhecendo outras culturas e assim , entendo outras formas de ver o mundo . A partir daí , começaram a ocorrer mudanças em vários aspectos , desde as artes até a política . Nada de uma hora para outra , e sim aos poucos , culminando a Revolução Francesa . O Capitalismo ascendeu e o homem voltou a ser o centro das coisas ( que era o que pregava o Racionalismo ) mas , de forma alguma , negando a existencia divina , que também fazia parte desse movimento . Outro aspecto importante é que o Movimento Racional já não procura mais entender o mundo e seus aspectos por meio da fé , e sim , como já diz o próprio nome , por meio da razao .
O racionalismo é um instrumento poderoso para comprovar a veracidade de um pensamento, porém é motivo de contradição se comparado com outras formas de demonstrar a verdade com outras formas de pensamento como pode ser o religioso.
Os dois principais expoentes desse movimento são : Rene Descartes com suas obras : Discurso do Método , que foi escrito em francês, para mostrar que não importa o idioma, mas a idéia que se quer transmitir , tendo em vista que antigamente todas as obras eram escritas