graduanda
Os microrganismos constituem o menor organismo dentro da imensa escala dos seres vivos, animais ou vegetais, que povoam o planeta.
Frequentemente se distribuem em todos os climas, desde os polares aos tropicais, na atmosfera, na água, nos poços petrolíferos, nas superfícies expostas em todos os substratos favoráveis ao seu desenvolvimento.
A tarefa dos microrganismos, na natureza, é algo sensacional, especialmente quando se lembra do seu papel como regulador do equilíbrio entre seres vivos e mortos. (EVANGELISTA,2008)
2. OBJETIVO
Observar a diversidade de culturas microbianas existentes em diversos ambientes.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizaram-se os seguintes equipamentos: Placas de Petri com meios de cultura preparados na aula anterior
(4 placas com ágar nutriente e 4 placas com ágar glicosado), um cronômetro para controlar o tempo em que algumas placas ficaram abertas e expostas ao ambiente.
Inicialmente separou-se o material que seria utilizado na inoculação de placas no laboratório. Usou-se um chumaço de algodão, passou-se pela superfície plástica, sanfonada, que sustenta o recosto da cadeira giratória do laboratório. Após este procedimento passou-se sobre a superfície de ágar nutriente e ágar glicosado, tomando-se cuidado para não ferir o ágar.
A outra forma de experimento de inoculação de placas no laboratório iniciou-se com a divisão das placas de ágar nutriente e ágar glicosado na parte externa da tampa, em três regiões; três componentes, da equipe, tocaram o dedo no ágar, em áreas distintas. Ao final desta primeira parte do experimento identificou-se nas placas com o tipo de inoculação que foi feita, o nome dos componentes e deixou-se à temperatura ambiente, por uma semana.
Em um segundo momento iniciou-se a inoculação de placas no ambiente: deixou-se as placas de Petri com meio de cultura ágar nutriente e com ágar glicosado expostas ao ar, uma durante 5 minutos e a outra durante
15 minutos, identificadas por