Graduanda
A cultura brasileira é uma mistura do que vários povos e etnias trouxeram para este país. Como é óbvio, o que mais influenciou a cultura deste país foram os colonizadores portugueses que aí deixaram a sua língua e a sua religião. Na verdade, apesar das grandes diferenças culturais que existem por esse país fora, há duas coisas que uniuo país:
A língua - todo o país tem como língua oficial o português; A religião – mais de 75% da população dizer-se católica. Esta igualdade religião e linguística émuito rara para um país tão grande como é o Brasil.
Mas são muitas as influências de outras culturas. Por exemplo, a influência dos indígenas e dos africanos marca acentuadamente a música, a culinária, o folclore e o artesanato do país. Mais a Sul, notam-se a influência de povos imigrantes, tais como os italianos e alemães que influenciaram grandemente o sotaque e culinária dessa zona.
Apesar de toda esta variedade, o Brasil continua a ser um país unido pela sua cultura.
Quando nos referimos ao termo raízes culturais estamos nos referindo à história da construção dos elementos culturais ou das manifestações culturais de uma região. Podemos considerar que as raízes culturais são à base de tudo, o alicerce de uma cultura. São os tijolos da construção histórica cultural de um povo.
É fundamental que as pessoas conheçam o marco inicial dos elementos de sua cultura, pois os elementos culturais se apresentam inicialmente de uma forma bem definida, com o tempo e devido ao desenvolvimento e evolução da cultura, esses elementos sofrem modificações.
Dois aspectos que são relevantes para a preservação das raízes culturais dos povos que são: a identidade cultural e a memória cultural. O caso brasileiro guarda peculiaridades muito particulares. Também que, ao contrário da maior parte dos países do mundo, é justamente na diversidade que encontramos um dos maiores traços de nossa identidade.
A formação cultural de um povo não se completa nem