graduanda
O que é Beneficiamento?
É o processamento de melhoria do produto visando concentrar ou purificar os minerais utilizando metodos físicos ou químicos sem alterar a sus composição química. este processo consiste em varias operações.
Usina de Beneficiamento
Introdução a Beneficiamento
O beneficiamento visa mudar várias características de um bem mineral, entre elas:
Granulometria (tamanhos); concentração de determinada espécie mineral e sua forma, ou seja consiste em separar o minério de qualquer rejeito indesejado e deixá-lo em uma forma, ou tamanho de grão, adequado para estocagem, transporte ou que melhor convenha à etapa seguinte ao beneficiamento. Contudo, os processos não devem mudar a identidade, tanto física, quanto química do material.
Seu objetivo é conseguir um minério que possua apenas uma espécie. Contudo este não é possível de ser alcançado em sua totalidade em condições práticas. Nas indústrias e mineradoras o custo também é um fator, portanto, nem sempre o processo que consegue a maior pureza é o mais recomendado.
Os minerais mais requeridos pela civilização moderna são: Nas indústrias do aço (ferro), cerâmica (argilas, caulim, calcários, feldspatos, filitos, quartzo, talco, etc.); do vidro
(quartzo, calcários, feldspatos, etc.); de cimento e cal (calcários, gipsum, etc.); química
(cloretos, fosfatos, nitratos, enxofre etc.); de papel (caulim, carbonato de cálcio, talco, etc.); bem como na construção civil (areia, brita e cascalho), além das espécies consideradas insumos da indústria joalheira (gemas).
A história do Beneficiamento
O beneficiamento teve um papel importantíssimo na história da humanidade e durante a sua ascensão tecnológica. Hoje os metais são essenciais para a construção de objetos comuns no cotidiano, como o cobre, usado como condutor elétrico em aparelhos eletrônicos, o ferro e o aço, largamente utilizados na construção de veículos e na construção civil, além de outros diversos