Graduado
ORIGENS, ESTRUTURA E AS SUAS MAIS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS
O objetivo desse trabalho é investigar as origens e o funcionamento do fascismo a partir de seus elementos característicos, que marcam a sua originalidade e a sua diferenciação ante outros regimes de direita. Procuro também estudar os fatores que favoreceram o seu surgimento e propagação; como e por que se deu a participação fervorosa e fanática das massas nesses regimes; qual o real papel do líder autoritário e carismático dentro do sistema e como é produzida a propaganda fascista. Dessa forma, pretendo abordar as diferentes correntes historiográficas que trabalham este tema, mostrando como o termo fascismo foi tendo diferentes significados ao longo do tempo e como o cenário histórico influenciou esse processo. Por fim, espero conseguir demonstrar que o fascismo pertence à História, mas não como algo amorfo e que está morto e enterrado no passado, e sim como uma forma de governo com elementos culturais específicos, que pode ser apropriada em cenários espaciais e tempos históricos diversos.
Palavras chave:
Fascismo; Massas populares; Propaganda fascista.
Origem do termo e Discussão historiográfica
O fascismo foi um dos fenômenos políticos mais significativos do século XX e muitas das análises feitas sobre esse fenômeno histórico apresentam contradições profundas que impedem a sua compreensão efetiva. Para real entendimento e uso correto do termo “Fascismo” é necessário rigor cientifico para não cairmos em reduções e modelos errôneos. (KONDER, 1977)
O termo fascismo é originário da língua latina e foi usado na Itália durante o séc.XIX como sinônimo de ação política, valorização da justiça e da igualdade, sendo apropriado por movimentos de esquerda e trabalhistas e no séc.XX teve uma grande mudança em seu significado, tomando ares de regime de extrema direita nacionalista e autoritário. (SILVA, 1993)
No sentido atual, o termo fascismo, ou fascismos, denomina o