Graduado
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Wagner Guimarães da Silva Almeida (UERJ)
Introdução: a realidade tecnológica
A acelerada expansão da informática que temos vivenciado desde as duas últimas décadas tem sido responsável por transformações significativas nos setores de trabalho e nas relações humanas. No trabalho, desde aqueles setores mais desenvolvidos, onde a aplicação de novos recursos tecnológicos faz-se essencial, até os mais simples, como as atividades que não exigem formação específica, todas atividades parecem incorporar de forma acelerada estes avanços. Assim, todos acabam por sentir os efeitos deste processo, que exige de todos um conhecimento desta nova tecnologia, mas, infelizmente, não possibilita a todos um acesso a ela.
Nas relações humanas, podemos observar como a informática, sobretudo com a Internet, faz com que várias pessoas dediquem horas diárias à busca e troca de informações, ao entretenimento e à realização de diversas atividades através do computador, o que faz com que muitos transformem-no em um substituto de suas relações interpessoais. No entanto, não podemos ignorar que o computador também estimula e otimiza os processos criadores humanos, além de aproximar pessoas, desprezando distancias através da Internet.
Sendo assim, pode-se dizer que a aplicação destes conhecimentos no ensino, seja em que âmbito for, é fundamental para que este acompanhe o dinamismo das atividades humanas contemporâneas, grandemente influenciadas por esta presença marcante da tecnologia. Por isso, a utilização destes recursos nos ensinos fundamental e médio, objeto de estudo deste trabalho, é de grande importância na sobrevivência destes como agentes de inserção e integração social, visto que muitos estudantes vivem de perto essa nova realidade tecnológica.
A Informática Educativa
O presente trabalho é um relato de minha experiência como bolsista de Iniciação à Docência do Programa EDAI (Educação