graduado
Curso de extensão em Pedagogia;
Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Professor: Daniel Marinho
Aluna: Neuzilanne Alves Barroso
Resumo, por capítulo, do livro O que é educação de Carlos Brandão.
Capítulo 1: Educação? Educações: aprender com o índio.
No capítulo 1 Carlos relata um fato que comprova a existências de várias educações e não somente de uma forma pronta. Fica bem claro quando ele utiliza alguns trechos da carta escrita pelos índios ao governantes, que lhes enviaram o convite para que alguns de seus jovens fossem estudar em suas escolas, a carta negava o convite e justificaram tal desfeita afirmando que a ideia de educação deles (governantes) não era a mesma que eles tinham, e que quando alguns índios de sua tribo foram estudar nas tais escolas dos brancos tornaram-se inúteis diante dos hábitos e costumes da aldeia.
Não há como escapar da educação seja ela qual for, pois a encontramos na rua, em casa, na igreja, na escola, enfim em todo lugar. Mas infelizmente nem sempre é usada com intuito puramente educacional, algumas vezes é usada como isca para políticos ou até mesmo uma forma de manter as pessoas como eles querem que estejam e ainda pior conhecendo somente o que eles acham que devem conhecer. Por isso deve-se ter cautela diante de certas educações pois a mesma educação que educa também pode deseducar.
Capítulo 2: Quando a escola é aldeia. Já sabemos que a educação acontece em todo lugar, também é variado a maneira de se fazer educação pois ela pode ser transmitida ou conhecida através da observação e da vivência de experiências. Ele explica que sob o regime tribal uma das principais características da educação é o fato de ela ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos da tribo. O saber tem várias faces, como aquele saber que de alguma forma todos sabem, esse se chama saber comunitário, ainda tem o saber próprio, o saber dos guerreiros e de suas