graduado
Polo: Santa Leopoldina
Data: 19/02/2014
Alunos: Geraldo Lopes Sant’ana Júnior
Matriz de Trabalho – 2ª semana – Tarefa 02
Fichamento de texto
Orientações:
Salvar em .pdf ou .doc ou .odt;
Fonte “arial”, tamanho “12”;
Parágrafo “Justificado”;
Após a leitura atenta do texto, você vai produzir um fichamento apresentando “sua leitura” sobre o assunto em pauta: Transposição Didática.
1) Destaque em tópicos as ideias principais do texto.
2) Apresente, de forma resumida, sua conclusão sobre o texto.
3) Referência bibliográfica.
Transposição Didática
Duas motivações estão na origem deste texto. Uma primeira diz respeito à assunção da importância da reflexão, na atualidade, sobre a dimensão cognitiva do processo ensino-aprendizagem no âmbito do campo disciplinar de história a partir das contribuições trazidas tanto pela nova sociologia do currículo como pelos autores que trabalham a partir do enfoque da epistemologia escolar (Develay & Astolfi: 1988, Chevallard: 1991)]. . A compreensão dos mecanismos socio-culturais e pedagógicos que entram em jogo no processo de construção dos saberes históricos escolares torna-se cada vez mais indispensável quando se trata de analisar e avaliar o ensino desta disciplina.
A segunda motivação diz respeito ao reconhecimento da fertilidade do conceito de transposição didática para se pensar essa dimensão vinculada à preocupação do esvaziamento da sua carga explicativa como instrumento de inteligibilidade de práticas sociais específicas. Trata-se de pensar sobre os alcances e limites da importação de um conceito específico- "transposição didática"- para o campo disciplinar da história, chamando a atenção para os riscos de banalização do mesmo.
Longe de pretender estabelecer uma "única e verdadeira" leitura e interpretação possível desse conceito, minha intenção aqui, é a de propor um exercício intelectual tendo como pontos de apoio, de um lado a