Graduado
Resenha
Documentário: Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde.
O documentário narra a história das políticas de saúde no Brasil, mostrando em determinados momentos a relação com história política e a economia, desde o império até os dias atuais da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na passagem dos anos e das décadas é narrada os fatos marcantes e as transformações da ciência, destacando-se como pano de fundo as ocorrências das epidemias e as ações para seu controle, nesse contexto vão se descortinando os diferentes modelos de atenção à saúde nas várias épocas, bem como, as transformações por força da política e da economia. A linha condutora da narrativa é o embate do interesse público versus os interesses privados numa perspectiva de alcance e ampliação dos direitos sociais. Também é mostrado, algumas vezes de forma clara, as iniquidades das relações sociais e as lutas políticas pela efetivação do direito à saúde.
A película mostra que a luta pela efetivação do direito a saúde alcançou muito mais do que o esperado com a implantação de um sistema de saúde universal, apesar disso, a persistente equação que rege a distribuição de recursos escassos para a atenção à saúde nos mostra, nesse documentário, que ainda estamos longe de estender o cobertor a todos os brasileiros e efetivar de fato o SUS de forma universal.
O filme nos lembra de que apesar dos graves problemas o SUS carrega em si uma noção clara de solidariedade federativa e de relações humanizadas entre profissionais e cidadãos. O vídeo Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde nos faz se aperceber daquilo que em muitos parecia adormecido ou esquecido, da necessidade de continuar reafirmando nosso compromisso com as transformações civis, sociais e políticas para todos os brasileiros.