Faculdade
Barack Obama (1961) nasceu em Honolulu, Havaí, no dia 4 de agosto de 1961. Filho de Barack Obama, economista queniano e de Ann Dunham, antropóloga americana. O casal separou-se quando Obama tinha cinco anos de idade. Seu pai voltou para o Quênia. Sua mãe casou com o indonésio Lolo Soetoro. A família mudou-se para a Indonésia, onde Obama estudou até os 10 anos de idade, quando retornou para Honolulu, indo morar com seus avós maternos. Estudou na Punahou School, até concluir o secundário em 1979.
Obama vai morar em Los Angeles e ingressa no Occidental College. Em 1981 muda-se para Nova Iorque e estuda na Universidade de Columbia. No ano seguinte seu pai falece. Forma-se em Ciência Política na Universidade de Columbia. Em 1988 ingressa em Harvard. No ano seguinte foi escolhido como editor da revista Havard Law Review, o primeiro afro-americano nessa posição. Em 1991 obtém o título de doutor em Direito.
Lecionou Direito Constitucional na Escola de Chicago durante 12 anos. Atuou em organizações sociais, foi fundador da organização sem fins lucrativos Public Allies e da Fundação Woods of the Chicago. Foi defensor de causas dos direitos civis. Entre 1993 e 1996, atuou como advogado da Davis, Miner, Barnhill & Galland.
Barack Obama foi eleito senador no Estado de Illinois, em 1996. Em 2004 foi eleito senador dos Estados Unidos. No dia 10 de fevereiro de 2007, entra na campanha para a presidência dos Estados Unidos. No dia 3 de janeiro de 2008 ganha a primeira eleição contra Hillary Clinton e John Edwards. Na segunda eleição, Hilary vence. Durante vários meses de disputa, Obama vence como canidato dos democratas, para as eleições de 4 de novembro de 2008, disputando com John McCain, candidato dos Republicanos. No dia 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, com 69,4 milhões de votos.
Em 2009 recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.