Graduado
Nas suas próprias palavras:
“No danzón intercalei alguns montunos conhecidos e a participação do público nos coros levou-me a fazer mais danzones deste estilo. Em 1948 alterei o estilo de uma canção mexicana de Guty de Cárdenas. Fiz a primeira parte no seu estilo original e na segunda parte dei-lhe um sentido rítmico diferente da melodia. Gostaram tanto que decidi tornar independente o danzón das últimas partes, ou seja, o terceiro trio ou montuno. Assim surgem peças como La Engañadora em 1951. O cha-cha-chá nasce com melodias quase dançáveis por si só e do balanço que surge entre melodias a tempo e contratempo”
É, então, uma dança latino-americana que deriva do Danzonette – Porto Rico – e do Danzon – Cuba, que se tornou popular durante os anos 50, com bandas como as de Xavier Cugat e Perez Prado. Cha cha cha é o nome de uma dança latino-americana originária de Cuba, construída sobre a música de mesmo nome. É considerada uma variação do mambo.
Estilos de dança de cha cha cha podem diferir em sua estrutura rítmica. A dança de salão cha cha cha é energética e com uma batida constante. O cha cha cha latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. O ritmo original cubano e a dança de salão cha cha-« cha contam "dois-três-chachacha"
Sendo uma das danças mais dançadas.
O cha cha cha começa na quarta batida da medida 4/4. A dança cubana conta "1-2-3, 1-2".
Os passos em todas as direcções devem ser dirigidos primeiramente com a parte anterior do pé em contato com o chão e, em seguida, com o calcanhar diminuindo quando o peso é totalmente transferido. Quando o peso é liberado a partir de um pé, o calcanhar deve liberar primeiro, permitindo que os dedos do pé mantenham contacto com o chão.
É uma dança latina