Sermão Apocalipse 2:1-7
Um breve contexto histórico-
O livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 90 da era cristã em um contexto de opressão e perseguição por parte do império romano. Sem dúvida, as perseguições, ameaças e até morte que eles sofriam como foi o caso de Antipas, (2:13) era, sem dúvida, para renunciarem a fé em Cristo e aceitarem o culto ao imperador, Roma e seus deuses locais. Por causa dessa forte perseguição alguns historiadores afirmam que o imperador desse período era Nero, o mesmo que incendiou Roma, porém outros estudiosos antigos afirmam que por uma questão de datação, o mais provável é que tenha sido Domiciano (89-96 A.D) uma personalidade corrupta é malévola que dominou o império de maneira cruel e não só por isso, mas também por causa do contexto social e político onde Roma tinha o domínio absoluto.
Nesse meio, diante de tanta perseguição ameaças e morte que o apóstolo João escreve as sete igrejas da Ásia, mas que serve para todas as épocas, sobre o Jesus exaltado que anda com toda a sua glória, majestade e divindade em meio às sete igrejas. Ele as tem nas mãos, não se pode esconder nada d’Ele, pois Ele sonda mentes e corações Ele está batendo a porta, para que os que estiverem cegos a Sua presença abram, O vejam e renovem a comunhão com Ele.
CHAMADOS PARA RENOVAR A COMUNHÃO COM CRISTO
1) Ele Conhece a situação da Igreja (1-2-3)
a) O Senhor conhecia a situação daquela igreja porque Ele tinha os pastores em suas mãos e passava no meio dela. (v. 1)
b) O Senhor conhecia as obras daquela igreja. (v.2,3)
Trabalho árduo, Perseverança; homens maus e aproveitadores; firmeza diante das perseguições. Ações reações intenções. Tudo Ele os conhecia muito bem.
Aplicação
Talvez você seja assim também aquela pessoa que tem perseverado, lutado pela Igreja de Cristo, certamente se envolvido naquilo que a igreja faz. Talvez você seja o primeiro a se envolver, aquela pessoa que os outros sabem que pode contar. Pois é esse talvez seja