Relegioso
Oficina de Sermão: Preparação e Prática
Pastor Presidente: Calebe Pinto de Oliveira
Evangelista: Paulo Roberto Oliveira da Silva
Oficina de Sermão
Preparação e Prática de Sermão
Por: Ev. Paulo Roberto
Rio de Janeiro, 2012.
Apresentação
Este trabalho tem como objetivo alcançar a necessidade de melhor preparo de esboço e apresentação de sermão em ações de pregação da Palavra de Deus, em qual quer tempo e espaço (2 Timóteo 4:2). Ainda procurando com este trabalho dar início a um processo de maior busca dentro da Palavra de Deus, com o maior uso da bíblia e meios de aprendizados bíblicos, entre eles cito: pesquisas em livros, revistas, dicionários e conhecimentos passados de forma oral (Oséias 3:6).
Separando um Assunto
Não é difícil encontrar sermões que fogem de um assunto delimitado, ficando vago e de pouco aproveitamento, digo em vista humana, segundo o que se pretende neste trabalho apresentado. Quando preparamos um sermão é de muita importância delimitar um assunto para facilitar o discurso, buscando dar ao sermão um inicio, meio e fim, dando um sentido expositivo, passando ao público informações capazes de gerar uma compreensão ou um conhecimento do assunto apresentado (João 8:32).
Temos então que nos preparar neste sentido, buscar um assunto para desenvolver um sermão, este assunto pode ser dado primeiramente por intervenção divina, por necessidade da igreja, e ainda por pedido para um evento ou como estudo, mas o assunto pode vir de outras formas. Querendo destacar as mais frequentes formas separo três para melhor explicar:
Intervenção Divina: Quando o Espírito Santo revela o que é necessário falar, para aquele momento (Atos 23:11).
Necessidade da Igreja: Quando conhecemos certa carência entre a igreja, é importante que façamos uso da Palavra para cuidar do rebanho, ou se sabemos de alguma ameaça que pode vir sobre a igreja (2 Timóteo 3:16).
Pedido da Igreja: Quando, por exemplo,