Graduado
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS 2013.2
AVALIAÇÃO 1ª UNIDADE
O mundo contemporâneo vive hoje uma guerra informacional. Canhões estão aí, apontados a nós, seres humanos com necessidades de entendimento de como a vida se processa, atirando todos os dias e o dia todo, informações com as mais diversas finalidades e interesses. As informações estão à porta, no entanto, será que sabemos aproveitá-las? Será que conseguimos estabelecer um filtro que determine o que nos tem ou não utilidade? Neste pequeno trabalho tentaremos, de forma simples, debater um pouco acerca das Tecnologias de informação e conhecimento (TIC), descrevendo sobre o que significa sua aplicabilidade na sociedade, e qual o papel da escola e do professor neste cenário que vem se desenhando através dos anos.
Ao pensar em tecnologia, automaticamente nos vêm à ideia de aparelhos eletrônicos mega desenvolvidos, misturas de diversos materiais que formam aparelhos fascinantes. No entanto, se refletirmos bem, a tecnologia e seu desenvolvimento estão aí desde os primórdios da humanidade. Esta tem a função de facilitar a vida, de ganhar tempo, poupar esforço, cada um no seu tempo, cada uma respeitando sua época, foi assim na idade da pedra, foi assim na era dos metais, é assim na era dos computadores. A tecnologia é um processo onde o saber científico visa produzir materiais, técnicas, ferramentas e muitos outros atributos que tem o intuito de dar cada vez mais dinamismo à vida humana.
Dentre as tantas tecnologias possíveis de se estabelecer conceitos, uma nos chama a atenção. Ao conjunto de técnicas que tem por finalidade principal facilitar o aprendizado, dar-se o nome de tecnologias educacionais. As tecnologias educacionais são antes de tudo um recurso que podem, e de certa forma, deve ser utilizados nas nossas salas de aula como objeto facilitador do