Graduado
Globalização
São Paulo
2012
Globalização
“Globalização diz respeito àqueles processos pelos quais os povos do mundo são incorporados em uma sociedade mundial, uma sociedade global.” (Albrow, 1990, p.9).
Teve inicio no final do século XX e inicio do século XXI, onde ficou conhecida como século das revoluções tecnológicas. Existe a necessidade do desafio para visualizar o mundo como uma sociedade global, onde são apresentados desafios empíricos e metodológicos, ou históricos e teóricos. Pois não podemos deixar de afirmar que a sociedade global se constitui como uma realidade original, desconhecida e carente de interpretações.
A globalização ocorre em escala global, integrando o caráter econômico, social, cultura e político entre diversos países. Isto é, considerada a fase mais avançada do capitalismo iniciando a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
Ela se encontra em uma fase de interações entre os países que estão alcançando as nações mais industrializadas. Os países considerados emergentes estão tendo fácil acesso, tendo uma participação mais ativa do sistema econômico-financeiro mundial. Pois em questão de duas décadas atrás, essa participação estava limitada a periferia do capitalismo mundial e ao fornecimento de matérias primas.
Segundo Octavio Ianni, os anos 90 foram impactados pelas mudanças no capitalismo central, onde enfrentavam o tema da globalização. Para ele, a cultura brasileira não era ingênua e possuía uma criação nas relações sociais, onde são manifestadas as diversidades e os antagonismos sociais, políticos e econômicos. Ele utilizava muito o dileto “last but not the least” (em português, “por ultimo, mas não menos importante”), e seu maior empenho foi em consolidar a sociologia brasileira enquanto campo cientifico.
Ianni, conclui em seu livro, “A ideia de Brasil moderno” (1992), que “A cidadania continua a ser um elo crucial dessa historia, por mostrar