ciências hoje
2) OBJETIVO: Determinar as densidades dos líquidos (água\álcool)
3) RESUMO: Foi analisada a densidade da água e do álcool acrescentando 10 ml de cada líquido em um erlenmeyer, logo após foi determinado a massa de cada um, e realizado o cálculo de densidade.
4) INTRODUÇÃO: O conceito das densidades dos materiais foi descoberta por Arquimedes para resolver um problema da corte da época, ele estava no banho quando observou que a quantidade de água que se elevava na banheira , ao submergir, era equivalente ao volume de seu próprio corpo, com isso formou-se o conceito que a densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado , matematicamente a expressão usada é d=m\v. Podemos também observar que a densidade é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. No exemplo da água e do álcool foi acrescentado o mesmo volume dos líquidos e descoberto a massa, para analisar qual seria a densidade de cada um.
5) MATERIAIS E METÓDOS
5.1 Materias utilizados:
1) Pipeta volumétrica 5 ml
2) Pipeta graduada 10 ml
3) Erlenmeyer 50 ml
4) Erlenmeyer 40 ml
5) Copo de béquer 50 ml
6) Pera de sucção
7) Balança de precisão.
5.2 Reagentes utilizados: 1)Água (H20) 2)Álcool (CH3CH2OH.) 5.3 Procedimentos experimentais:
1) Determinou-se a massa do enlermeyer de 50 ml limpo e seco.
2) Utilizando-se uma pipeta volumétrica de 5 ml, com o auxilio da pera de sucção retirou-se a água do copo de béquer de 50 ml , repetiu-se a ação duas vezes totalizando 10 ml colocado no erlenmeyer.
3) Determinou-se a massa utilizando a balança de precisão do ernelmeyer coma água adicionada.
4) Calculou-se a densidade a partir da massa e do volume da água.
5) O mesmo foi realizado com 10 ml álcool , usando-se a pipeta volumétrica e um erlenmeyer de 40 ml.
6) Obtido a massa e o volume do