graduado
Porque segundo Sartre, a real existência de DEUS singnificaria um toque divino na existência humana, não estando o homem construindo seu caminho, ele já estaria predestinado a ser algo antes mesmo de nascer.
2) O que significa dizer que “a existência precede a essência”?
Significa que primeiro o homem existe, para só então definir-se através de suas escolhas durante a vida, ou seja, sua essência, ao nascer o homeme não é nada, pois ainda não possui essência.
3) Como Sartre contorna a dificuldade de reduzir o ser humano a alguem isolado mergulhado na sua própria subjetividade?
Ele o faz atribuindo ao homem toda a responsabilidade pela sua existência, e sendo um ser social, cabe ao homem toda uma gama de direitos e deveres que o habilitam a vivem em sociedade, cabendo a ele não só a responsabilidade por sua existência, mas também pela divisão de sua responsabilidade com toda a sociedade.
4) Segundo Amartya Sen, o caminho entre liberdade e responsabilidade e de mão dupla: explique o que ele quer dizer, usando argumentos e exemplos diferentes daqueles usados no texto.
A liberdade e a responsabilidade caminham juntas, uma é inerente à outra. O fato de e uma pessoa ter liberdade implica diretamente na responsabilidade da tomada de ações que ela escolhe, já que se ela não tem tem o poder de fazer uma escolha, ela não pode ser considerar liberta.
Muitas vezes a liberdade consiste em não fazer oque queremos, simplesmente porque a responsabilidade de nossas escolhas, como seres autônomos é apenas nossa.