Graduada
"Tornou-se prática recorrente na educação escolar, no ensino e na pesquisa desenvolvidos nas universidades, o uso de imagens, obras de ficção, artigos de jornais, filmes e programação de tv, no desenvolvimento de vários temas. Trata-se de uma opção metodológicas que amplia o olhar do historiador, o campo de estudo, tornando o processso de transmissão e produção de conhecimentos interdisciplinar, dinâmico e flexível." (Pág. 163)
"As metodologias de ensino, na atualidade, exigem permanente atualização, constante investigação e contínua incorporação de diferentes fontes em sala de aula." (Pág. 164)
"É uma fonte/documento/evidência que auxilia o desvendar da realidade, as mudanças menos perceptíveis, os detalhes sobre lugares e paisagens, as mudanças naturais, os modos de o homem se relacionar-se com a natureza em diferentes épocas" (Pág. 166)
(relatos de experiências)
"Assim, incorporar poemas e crônicas representa uma possibilidade de buscar outras formas de acesso a níveis de historicidade. São outras possibilidades de olhar temas, questões, sujeitos e práticas sociais e culturais" (Pág. 175)
(relatos de experiências)
"Quando uma Constituição livre pôs nas mãos de um povo o seu destino, força é que este povo caminhe para o futuro com as bandeiras desfraldadas" (Pág. 177)
"O filme se ajusta a uma amplo universo temático, possibilitando um trabalho multi e interdisciplinar. Em conjunto com outros matariais (outros filmes, textos bibliograficos etc.), facilita a aquisição e a elaboração de conceitos importantes para o entendimento do modo de organização e da qualidade de vida na sociedade capitalista" (pág. 179)
"As canções que se apresentam para o estudo desta unidade têm a características comum se serem composições marcadas pela ditadura, prinicpalmente no que diz respeito às décadas de 1930 e 1940". (Pág. 193)
"Com a "abertura política" e a explosão do sucesso das bandas de rock, tem-se, nessa década, um farto elenco de canções que