Energia solar
No Brasil, o maior investimento no que se diz respeito à energia solar esta focada principalmente ao aquecimento de água. Portanto existe um elevado custo para o emprego dessa nova tecnologia, baseada em coletores solares. Com esse elevado custo, se tornou um desafio para a sociedade aperfeiçoar os meios de produção de energia alternativa para torná-los mais baratos e acessíveis. Com a redução de custo para a produção desses equipamentos dando maior acessibilidade, nos tornamos de meros consumidores, a produtores de nossa própria energia, podendo ser empregada em lugares remotos sem a necessidade das grandes distribuidoras. E como na nossa vida cotidiana um dos maiores gastos é com a utilização do chuveiro elétrico, nos focamos em um projeto barato, que viabiliza a utilização de pessoas que não possuem acesso a energia elétrica e uma redução dos gastos familiares.
JUSTIFICATIVA
Na atualidade apesar do grande desenvolvimento existente em nosso país, muitas pessoas ainda residem em diversas áreas sem energia elétrica.
Segundo o texto de Paola Carvalho “Em pleno século 21, número de pessoas obrigadas a viver sem luz em Minas beira 80 mil” com o subtítulo “Conheça a rotina de quem acorda e dorme com o sol e nem imagina quando isso mudará’’
De acordo com o site dasolabrava.org.br “Com essa utilização, reduz-se o uso do chuveiro elétrico que, no horário de pico, é um dos grandes responsáveis pelo alto consumo da energia elétrica, exigindo altos investimentos das distribuidoras para suprir essa demanda.”
OBJETIVOS
Objetivo geral:
O principal objetivo é o uso da energia solar para aquecimento de água com a economia financeira e a responsabilidade social e ambiental.
Objetivos específicos: * Atender comunidades remotas; * Economia nos gastos;
REFERÊNCIAS
Anaael – Agência Nacional de Energia elétrica http://www.aneel.gov.br acesso: 29/09/2012
Celp – Distribuidora de energia no Brasil http://www.celpe.com.br acesso: 29/09/2012