graduada
A escolha profissional, apesar de se configurar como uma ação individual, expressa a influência do meio que o sujeito está inserido. A prática da Orientação Profissional pela estratégia clínica estruturada na Gestalt Terapia mostra-se possível pelo fato de abordar o sujeito de maneira dinâmica, considerando-o como alguém capaz de se responsabilizar por uma escolha consciente, levando em consideração a indissolubilidade da relação organismo-meio.
A Orientação Profissional é abordada na psicologia de diversificadas maneiras, teorias e práticas. Pode-se observar que comumente tem se utilizado uma modalidade psicométrica, caracterizada pelo uso de testes psicológicos com o intuito de encontrar aptidões e interesses do cliente. E, a partir disso, dentre as ocupações, busca-se aquelas que mais se adequam ao seu gosto e interesse. Contudo, a modalidade que proponho nesse trabalho, embasado na Gestalt Terapia, possui como diretriz a idéia de que a escolha de uma carreira pode ser auxiliada se o cliente conseguir assumir a situação que enfrenta, e ao compreendê-la, chegar a uma decisão pessoal responsável. E, isso é feito, por meio de técnicas que colocam o cliente numa posição central de participação, utilizando-se especialmente do material trazido pelo cliente e dos significados que este atribui ao material.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM PSICOMÉTRICA E ABORDAGEM CLÍNICA.
A Psicologia passa a se interessar pela questão vocacional a partir de 1900, diante da diversificação das atividades de trabalho oriundas do processo de industrialização e crescimento do comércio (Neiva, 1995 citado por Souza, 2007). A partir disso, foram sendo desenvolvidas diversas teorias sobre o que faz uma pessoa escolher uma determinada profissão em detrimento das outras. Dentre essas, destaca-se as teorias Psicométricas.
Essa teoria fundamenta-se na adequação do homem certo ao lugar certo, utilizando-se de teste para