graduada
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
ARARIPINA-PE
2013
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Trabalho de apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Economia do Brasil, FHTM do Serviço Social I Orientadores: Prof. Prof. Prof. Prof.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESEVOLVIMENTO.................................................................................................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7
Introdução
A Nação brasileira vem discriminando seus cidadãos há mais de quinhentos anos. A prova maior é a forma como são tratados índios, idosos, negros, pobres e as pessoas com deficiência. Na Carta Magna de 1824, as pessoas com deficiência eram consideradas incapazes, logo, não tinham direitos. Chamados de deficientes empreenderam uma longa batalha, de avanços e recuos, até conseguirem conquistar um espaço na Constituição de 1988. A partir daí, inúmeras leis vieram estimular sua inclusão.
A grande barreira para a participação real da pessoa com deficiência no nosso meio é cultural. Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implantado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou