Graduada
INCUBADORA UNIVERSITÁRIA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMÊNFASE NA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
MABEL ARAÚJO DA NÓBREGA
O PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PATOS - PB
2013
O PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mabel Araújo da Nóbrega1
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo avaliar o perfil do processo da formação dos educadores de jovens e adultos. Hoje, há em muitas escolas um grande número de professores em atividade com deficiências na sua formação prévia. O problema se torna ainda maior no caso de professores para o ensino de jovens e adultos (EJA) que devem trabalhar com um público discente específico com uma história de vida que deve ser considerada no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, é fundamental ampliar os estudos de investigação nesta área de pesquisa, principalmente para conhecer melhor estes professores.
Palavras-chave: Formação de educadores; Educação de Jovens e Adultos; Capacitação Profissional.
INTRODUÇÃO
A falta de profissionais com “perfil” para trabalhar na EJA, é um problema muito sério e que acarreta dificuldades para que possamos seguir as bases curriculares oferecidas nos parâmetros educacionais.
Ser professor da EJA não é para qualquer profissional da educação. Ele precisa ter o perfil adequado, pois a metodologia tem que ser diferenciada bem como a forma de relação professor/aluno.
Não há como negar que a EJA tem demandas próprias, sendo impossível desenvolver programas de qualidades sem que os recursos estejam garantidos e, normalmente, nas escolas, esses professores se veem obrigados a improvisarem o local para suas salas de aulas, os materiais utilizados e até mesmo os educadores são “arranjados”. Para resolver essa demanda a profissionalização do