graduacao
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. No campo religioso, alguns desses povos acreditavam na existência dos espíritos, na reencarnação dos seus antepassados e na compreensão dos fenômenos naturais como divindades. Em diversas situações, esse corolário de crenças era fonte de explicação para a origem do mundo ou a ocorrência de algum evento significativo. Em alguns casos, os índios praticavam a antropofagia como um importante ritual em que os guerreiros da tribo absorviam a força e as habilidades dos inimigos capturados.
O cacique
O cacique (do arauaque do Haiti cachique, "chefe político", pelo espanhol cacique, idem) é a denominação da suposta chefia indígena difundida por portugueses e espanhóis entre os povos com os quais entraram em contato.
Cada um dos grupos étnicos da América do Sul possui tanto uma denominação quanto uma concepção própria para suas lideranças. mburovixá é a denominação empregada pelos povos guaranis para seus principais. Entre os tupis as denominações eram morubixaba,murumuxaua, muruxaua, tubixaba e tuxaua. Curaca era a denominação de uma espécie de prefeito entre os incas das terras da alta América no tempo da invasão e colonização européia.
O Pajé Pajés não adoravam tais entidades como os politeistas da Antiguidade. eles eram vistos como forças temiveis a serem respeitadas (ou talvez enfrentadas). Eles não "razam para um deus" mas invocam as "forças da natureza" quando necessário. Alguns agraciados podem receber poderes destas entidades, que entram em simbiose tais mortais, tornando-os espécies de "paladinos" daquela divindade em particular.Pajé é o termo como são conhecidas pessoas de destaque em certas tribos indígenas. Em muitas tribos são Curandeiros, tidos por muitos como portadores de poderes ocultos ou orientadores espirituais. Assim como os xamãs, podem assumir o papel de