Corrosao
Professor: Maicon
Data de realização do experimento: 21/05/2013
Corrosão
Introdução: Os metais muito utilizados no dia a dia formam um “sistema termodinamicamente instável” com o meio ambiente. Devido a isso é que os metais sofrem corrosão, ainda que esse processo ocorra lentamente no meio ambiente. Mas, quando os metais são protegidos convenientemente, é possível conseguir uma longa duração.
A corrosão pode ser definida como uma reação química que ocorre com um corpo sólido (ação química ou eletroquímica) provocada pelo meio ambiente. Essa reação ocorre na superfície do metal e provoca desgaste e consequentemente a sua destruição, alterando sua estrutura, composição química e seu aspecto externo.
São vários os mecanismos de corrosão, que combinam fatores como temperatura, pressão e etc., com os meios corrosivos tais como composição, concentração e pH.
Nesta experiência estudaremos a corrosão úmida ou eletroquímica do ferro. O ferro, quando exposto ao oxigênio, umidade, chuva se enferruja, ou seja, sofre oxidação. Neste caso, ele deixa de fazer ligações metálicas e passa a fazer ligações iônicas, mudando portanto seu modelo original.
Já a solução eletrolítica, quando o ferro entra em contato com agua de chuva, produtos químicos, agua do mar, há a formação de uma pilha eletrolítica. Um circuito interno eletrônico é formado, pois o metal é bom condutor, e a solução funciona como circuito externo, proporcionando o funcionamento da pilha.
Conhecendo então as causas e mecanismos da corrosão, podemos prevenir esse processo, por meio de passivações, proteções catódicas e aplicações de recobrimentos.
Neste experimento daremos detalhes sobre procedimentos de corrosão e suas consequências.
Objetivos: Executar experiências relativas à corrosão do ferro.
Procedimentos e discussão de resultados:
1- Corrosão do Ferro na atmosfera
Colocamos uma palha de aço no fundo de uma proveta para gás e a enchemos de agua fazendo com que penetre na