Gradientes de Temperatura Entre Diferentes Materiais em Pequena Escala
1.Objetivo
Analisar experimentalmente os gradientes de temperatura em diferentes pontos de um equilíbrio térmico e diferentes materiais, para posteriormente comparar o comportamento de cada material com a teoria.
2. Fundamentos Teóricos
Transferência de Calor é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura.
Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor.
Por exemplo, se dois corpos a diferentes temperaturas são colocados em contato direto ocorrerá uma transferência de calor do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura até que haja equivalência de temperatura entre eles - Dizemos que o sistema tende a atingir o equilíbrio térmico.
Está implícito na definição que um corpo nunca contém calor, mas calor é identificado com tal quando cruza a fronteira de um sistema.
O calor é portanto um fenômeno transitório, que cessa quando não existe mais uma diferença de temperatura.
Os diferentes processos de transferência de calor são referidos como mecanismos de transferência de calor. Existem basicamente três mecanismos, que podem ser reconhecidos assim: Condução, Convecção e Radiação.
Condução:
Quando a transferência de energia ocorrer em um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferência de calor por condução. Transferência de calor devido ao movimento das moléculas.
Joseph Fourier obteve experimentalmente uma equação que fornece a "rapidez" com que o calor é transmitido por condução.
Sendo o calor transmitido de uma face a outra, em um intervalo de tempo Δt, o fluxo de calor(φ) é definido por:
φ = Q/ Δt (1)
Q= quantidade de calor
No SI a unidade de fluxo de