ninguém nasce moral
Parte 1: Aprender a autonomia.
Parte 2: A teoria de Piaget.
Nomes: Jardel de Lara e Samara Worma.
Série: 3º05
Gossips
(Bisbilhoteir
os) de Norman
Rockwell.
Clique no ícone para adicionar uma imagem Parte 1 : Aprender a autonomia. §
Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral.
§
Porém, o desenvolvimento desses três níveis mentais não é automático, pois exige a intermediação de agentes culturais.
§
Do ponto de vista moral, a educação começa pela heteronomia, em que as regras são incorporadas sem crítica, até que possa alcançar a autonomia.
§
O grande impasse entre heteronomia e autonomia ocorre na adolescência, período de contradições, quando, o individuo abandonando suas características infantis ainda não assumiu suas obrigações e responsabilidades da vida adulta. Parte 2: A teoria de Piaget.
§
O psicólogo suíço Jean Piaget elaborou a teoria conhecida como psicologia genética . Segundo essa teoria, não há inteligência inata: a gênese da razão, da afetividade e da moral avança progressivamente em estágios sucessivos nos quais a criança organiza o pensamento e o julgamento.
§
§
O desenvolvimento mental é estudado em três pontos de vista: da lógica, da afetividade e da moral.
Dependendo do grupo social a que pertença a criança variam as faixas etárias, e pode ser que as ultimas etapas nem sejam atingidas pelo adulto.
v
Estágio sensório-motor: ( De zero a dois anos)
A maneira pela qual o bebe conhece o mundo é sobretudo sensório-motora, nesse estágio predomina o desenvolvimento das percepções sensoriais e dos movimentos.
•
•
Do ponto de vista da inteligência, não se pode ainda dizer que a criança pensa, mas a inteligência do bebe evolui à medida que aprende a coordenar as sensações e os movimentos
Quanto à