eletricidade
Os sensores flexíveis (termopares ou termoresistências), são sensores muito ulitizados em máquinas injetoras de plástico, extrusoras e máquinas de shell-molding, prensas de borracha e baquelite, prensas para indústria cerâmica, motores elétricos, estufas e câmaras frigoríficas, máquinas de embalagem, tubulações de vapor, entre outras. Devido ao seu rápido tempo de resposta, garantem facilidade e adaptabilidade de instalação.
Termopar tipo B
Recomendável em atmosferas oxidantes ou inertes. Não devem ser usados no vácuo, em atmosferas com vapores metálicos. Mais adequados para altas temperaturas que os tipos S/R. São vulneráveis a contaminação em atmosferas que não sejam oxidantes. Utilizar isoladores e tudos de proteção de alta alumina.
Termopar tipo E
Podem ser usados em atmosferas oxidantes e inertes. Em ambientes redutores ou vácuo perdem suas características termoelétricas. Adequado para uso em temperaturas abaixo de zero graus. Apresentam baixa estabilidade em atmosfera redutora.
Termopar tipo J
Podem ser usados em atmosferas oxidantes, redutoras, inertes e no vácuo. Não devem ser usados em atmosfera sulfurosa e não se recomenda o uso em temperaturas abaixo de zero graus. Apresenta baixo custo. O limite máximo de utilização em atmosfera oxidante é de 760°C devido à rápida oxidação do ferro. Necessário utilizar tubo de proteção acima de 480°C.
Termopar tipo K
Recomendável em atmosferas oxidantes ou inertes. Ocasionalmente, podem ser usados abaixo de zero graus. Não devem ser utilizados em atmosferas sulfurosas. Seu usono vácuo é por curto período de tempo. É vulnerável em atmosfera sulfurosa e gases como SO2 e H2S1, requerendo substancial proteção quando utilizado nessas condições.
Termopar tipo N
Excelente resistência a oxidação até 1200°C. Curva FEM x temp. similar ao tipo K, porém possui menor potência termoelétrica. Apresenta maior estabilidade e menor drift x tempo.