grade palatina
GRADE PALATINA
GRADE PALATINA
A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que as discrepâncias verticais, principalmente, apresentam uma maior dificuldade de correção e seus resultados finais mostram-se menos estáveis1.
A mordida aberta anterior pode ser definida como a presença de um trespasse vertical negativo existente entre as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores2, sendo uma má oclusão freqüente na população infantil.
As má oclusões verticais desenvolvem-se como resultado da interação de vários fatores etiológicos relacionados à presença de hábitos bucais como sucção digital e de chupeta, pressionamento lingual atípico, respiração bucal e interposição labial entre os incisivos1,2 que acabam rompendo o equilíbrio da musculatura peribucal. A persistência do hábito durante a fase de dentadura mista deve ser considerada deletéria, uma vez que os incisivos estão irrompendo e o hábito pode prejudicar o desenvolvimento normal da oclusão e do crescimento facial2. Contudo a instalação de uma má oclusão não depende apenas da existência do hábito, mas também do padrão de crescimento facial.
Para correção de mordida aberta anterior de natureza dentária e dentoalveolar com relação oclusal normal, causadas por hábitos de sucção e interposição lingual, um dos aparelhos mais utilizados é a grade palatina fixa ou removível. É um aparelho passivo que não exerce força alguma sobre as estruturas dentárias, funcionando como um obstáculo mecânico, e como um lembrete para impedir o hábito1,3,5 e permitir a irrupção correta dos incisivos.
Confecção da GRADE FIXA
1) Bandar primeiros molares permanentes ou segundos molares descíduos;
2) Moldar com alginato arcada superior e inferior e transferir a banda para o modelo;
3) Vazar em gesso pedra;
4) Confeccionar arco palatino com fio
1mm e alicate 139 (Fig. 1);