Gr giovana
Giovanna Sarôa
[pic]
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA
Serão apresentados a seguir, em ordem alfabética, os fundamentos da ginástica acima citados, com seus respectivos conceitos, possibilidades de execução, exemplos e educativos.
1. BALANCEAMENTOS
Balanceamento é um movimento pendular de um ou mais segmentos corporais. Possui três fases:
- impulso: início da trajetória do movimento, energia que impulsiona o movimento;
- acento: fase de evidência do movimento;
- relaxamento: fase final do movimento, com relaxamento muscular e/ou estatismo do segmento corporal.
No caso de segmentos corporais pares (braços, mãos, pernas...), os balanceamentos podem ser executados, de forma simétrica (paralelos) ou assimétrica (planos diferentes, direções opostas etc).
Exemplos:
2. CIRCUNDUÇÕES:
Circundução é um movimento circular dos braços, pernas, tronco ou cabeça, executando uma volta de 360 graus, tendo como ponto fixo uma articulação.
Assim como mencionado no caso dos balanceamentos, podem ser realizados nos vários planos de forma simétrica ou assimétrica membros superiores e membros inferiores.
A circundução distingue-se do balanceamento, basicamente pois, esta primeira tem que obrigatoriamente ser executada com no mínimo uma volta (360 graus) e já o balanceamento pode ter diferentes angulações.
2. CORRIDAS:
Corridas é um deslocamento com transferência de peso do corpo de um pé para o outro, com perda momentânea de contato com o solo.
Exemplos:
Partindo da corrida como habilidade motora básica e podendo variar de acordo com a direção e a postura de membros inferiores na fase aérea.As corridas mais utilizadas na Ginástica são:
▪ com as pernas estendidas na fase aérea ▪ corridas com elevação de joelhos a frente ▪ corridas com elevação de joelhos atrás ▪ com pernas flexionadas a frente ou atrás ▪ cruzando as pernas a frente e atrás com deslocamento lateral ▪ chassê (passo-une-passo com leve perda de contato com o solo quando os