gpa etapa 1 1
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – NÚCLEO DE TECNOLOGIA
DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO APLICADA
DOCENTE: OSMAR VERAS
GRUPO: Anderson Bezerra, Carlos Heitor, José Eduardo, Laiany Marinho e Wesley Douglas
ETAPA 1: Descrição do Produto (Análise Estratégica e Operacional)
PRODUTO: KIT PARA REGULAGEM DA VAZÃO DA ÁGUA
DESCRIÇÃO FÍSICA DO PRODUTO
O Kit vai dispor de três dispositivos que serão responsáveis pelo controle da vazão da água acoplados a utensílios que já estão presentes nas residências dos consumidores (chuveiro, torneira e descarga). Os dispositivos são os seguintes:
- AREJADOR
É uma espécie de filtro que pode ser acoplado pelo próprio usuário na “boca” da torneira. O arejador mistura ar à água, reduzindo o fluxo e orientando o jato. O consumo do líquido é reduzido, em média, entre 50% e 80%
- REDUTOR DE VAZÃO DO CHUVEIRO
A lógica é semelhante à do arejador, funcionando como um filtro para a água liberada pelo chuveiro. O redutor de vazão, que também pode ser instalado pelo usuário, é capaz de promover uma economia de até 60% no consumo.
- DESCARGA COM DUPLO ACIONAMENTO
Esse dispositivo de duplo acionamento permite que o usuário escolha entre duas potências de descarga, dependendo da necessidade. Assim, é possível gastar menos água de acordo com à circunstância apresentada. A redução no consumo pode chegar a 60%.
CONCEITO DO PRODUTO
Em se tratando do quesito água, sua escassez crônica tem atingido moradores de várias cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que considera complicada a acumulação hídrica em vários municípios do Estado. Nove deles, segundo a agência, possuem reservatórios em estado de colapso – ou seja, secaram totalmente ou estão com baixos níveis de água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também informa que, no Agreste, outras três cidades vivem a mesma situação. Todas estão sendo abastecidas