Parte Escrita Teoria de Jean Watson
Objetivo Metodológico:
O grupo tem por objetivo evidenciar os pensamentos de Jean Watson em relação aos cuidados de saúde exercidos pela Enfermagem, e enfatizar a Teoria do Cuidado Humano dentro de uma estrutura holística, a partir de sua trajetória.
Introdução:
Jean Watson desenvolveu sua teoria entre 1975 e 1979, nesta época ela lecionava na Universidade do Colorado, sua teoria foi resultado de pesquisas feitas no decorrer do seu doutorado em clínica e psicologia social.
Sua teoria é focada em vários níveis que estão intrinsicamente ligados; o pessoal, os outros indivíduos, comunidades, mundo, universo. Atingindo a plenitude do cuidado de forma holístico, remetendo-se a uma perspectiva, humanística, onde a reprocidade entre o profissional e o paciente alcance um cuidado mais ético, moral e humano.
Biografia:
Nasceu em uma pequena cidade na Virginia Ocidental, em 1940. Formou-se na Lewis Gale, Virginia, em 1961. Recebeu seu bacharelado em Enfermagem a Universidade de Colorado, em Boulder e futuramente fez mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e de saúde mental também na Universidade do Colorado. Exerceu Enfermagem particular como consultora clínica, enfermeira pesquisadora, membro o corpo docente e administradora educacional, á foi convidada a dar palestras em vários países como Israel, Canadá, Japão, Austrália e Taiwan, além dos Estados americanos Sua pesquisa tem sido na área do cuidado humano e da perda.
Metodologia:
Watson publicou em 1979, o livro ‘’The Philsophy and Science of Caring’’,trazendo uma nova visão para o cuidado da enfermagem, com um filosofia concentrada no cuidado, deixando explícito que a interação enfermagem-paciente vai além de suas atribuições. Está baseada em pressupostos fenomenológico existenciais onde o cuidado humano transpessoal irá se sobrepor ao conceito e visual, transformando, gerando e potencializando o processo chamado Heling, esse processo seria a recomposição, restauração e