Governos ditatoriais na américa latina: luta repressão e resistência em cuba, brasil e argentina.
O território dos Estados Unidos, com 9.372.614 Km², é o quarto maior do mundo, depois da Rússia, Canadá e China.
Esse espaço territorial começou a ser delimitado no século XVI com a chegada dos europeus (Espanha, França e Inglaterra) que deram início à conquista e à colonização, processos que se prolongaram por todo o século XVII.
Na primeira metade do século XVIII, já estavam constituídas as Treze Colônias inglesas da América do Norte, consideradas o princípio do que viriam a ser os Estados Unidos da América.
A declaração de Independência ocorreu em 4 de julho de 1776.
As treze colônias
No final do século XVI, ingleses se fixaram entre os montes Apalaches e a costa Atlântica da América do Norte, formando as Treze Colônias. As treze colônias apresentaram diferenças nos processos de ocupação, nas atividades econômicas e nas relações com a Inglaterra.
As Colonias do Norte também chamadas de Nova Inglaterra, tinham clima temperado, semelhante ao da Inglaterra, o que os impediu de implantar lavouras tropicais, produtos estes valorizados na Europa, e também não existiam jazidas de ouro ou prata. Nessa região se desenvolveram a agropecuária e a manufatura, que atendiam às necessidades do mercado local. Baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras, no predomínio do trabalho livre e assalariado, nessas áreas facilitou a formação de um mercado consumidor interno.
Com isso, a colonização de povoamento acabou por atender às necessidades da própria região, que alcançou certa autonomia econômica em relação à Inglaterra, podendo negociar os excedentes de produção com outras regiões.
Nas Colônias do Sul o clima subtropical permitia o plantio de culturas como algodão e tabaco para o abastecimento do mercado europeu. Assim, o modelo adotado nessas colônias foi semelhante àquele implantado na América Latina, a colonização de exploração: trabalho escravo em grandes propriedades agrícolas onde se