governo e-gov
Claudmarcio Cota da Silva
Matéria
Teoria das fin. públicas
Turma:
C
Polo:
Ubá
Matrícula
201274093C
Questão 1: Com base nos conceitos de externalidades positivas e negativas, apresente ocorrências das mesmas na sua cidade/região nos últimos tempos, bem como os impactos percebidos.
R: Um caso clássico em qualquer município e a poluição hoje contamos com a conscientização de boa parte das industriais, em Juiz de Fora um caso clássico e a siderúrgica Arcelor Mittal que trata 98% da água que utiliza e os outros 2% que evaporam,por outro lado as penas malharias de fundo de quintal que despejam seus dejetos nos córregos e esgotos sem nenhum tratamento. Os tributos que pagamos pois a atividade produtiva poluem, e também para manter centros de tratamentos químicos, fumantes.
Podemos dizer também a questão das empresas privadas que produzem inovações e contabilizando seus próprios benefícios, manter o ambiente limpo pode reduzir criadouros de ratos baratas mosquito da dengue entre outro assim os custos do estado para combater doenças pode diminuir.
Questão 2: O texto disponibilizado na pasta de material complementar apresenta um estudo comparativo sobre a carga tributária no Brasil com diversos países e estabelece uma relação entre estas cargas tributárias e o IDH. Analise o texto à luz dos conceitos estudados nesta unidade, em especial a Lei de Wagner.
R: O Brasil tem uma carga tributaria altíssima e nos últimos anos vem crescendo, pouco a pouco quase imperceptível para o cidadão pois já e alta então não notamos o quanto esta crescendo, esse fator não ocorre só no Brasil, mas o custo alto e seu retorno insatisfatório sim o Brasil é campeão.
O Estado promove o progresso e bem estar social como o dinheiro que arrecada, mas como o desenvolvimento e crescente também a demanda por serviços públicos e sua complexidade regulação dos